sábado, 18 de outubro de 2014

O que é uma monografia?

Os trabalhos monográficos constituem parte importante da formação dos acadêmicos, sejam eles estudantes de graduação ou de pós-graduação. Por esse motivo, necessitam de rigor metodológico e não podem ser submetidos à pura espontaneidade criativa de quem os elabora. Assim, os aspectos metodológicos – instrumentos utilizados para dotá-los de tal modelagem – ganham progressivamente mais relevância à medida que o pesquisador vai se familiarizando com as normas e especializando-se no ato de pesquisar.
O percurso é o mesmo, diferenciando-se no propósito da investigação e no apuramento do método científico. Enquanto os cientistas trabalham para fazer avançar o conhecimento científico, os estudantes buscam aprimorar-se gradativamente nas técnicas de pesquisa, seguindo as regras da metodologia científica. Ambos trabalham de maneira científica, isto é, seguem alguns princípios científicos básicos:
- o objeto de estudo escolhido precisa ter uma definição clara, a ponto de ser reconhecido pelos outros;
- o estudo deve apresentar algo que ainda não tenha sido dito ou, então, rever o assunto de uma óptica diferente;
- deve fornecer elementos que comprovam as hipóteses apresentadas de modo a permitir que outros continuem pesquisando, para confirma-las ou contestá-las; e
- ser de utilidade aos demais.
Por essa perspectiva as monografias cumprem importante papel didático-pedagógico, pois dão ao estudante a oportunidade ímpar de descobrir a ciência e dominar, progressivamente, o método e as diferentes técnicas para desenvolvê-la.
Os trabalhos monográficos referem-se a um tipo de específico de produção científica e são caracterizados pela abordagem de um único tema. Em seu sentido entomológico, mónos, do grego, significa “um só”, egrapheim, “escrever”. Portanto, para elaborar uma monografia é necessário escolher um objeto de estudo, aprofundar-se nele com a objetividade de um pesquisador, alcançando uma profundidade de acordo com o o grau de exigência que o nível acadêmico requer.
Dessa maneira, o mesmo estilo de trabalho pode ser utilizado pelo estudante de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, ou mesmo por pesquisadores profissionais, sendo o diferencial a qualidade e a complexidade do trabalho produzido, uma vez que se espera maior aprofundamento e autonomia acadêmica dos mais experientes.
A ideia de monografia limita-se a um tema específico, o mais restrito possível. Um primeiro conselho é evitar abordar muitos assuntos. Depois de escolher uma área ou tema, busque a localização de um ponto a ser explorado. Procure definir circunstância, tempo, espaço e área.
Um trabalho científico precisa ser substanciado, defendido, argumentado. Fica difícil fazê-lo em termos genéricos. Quanto mais se limita o tema/assunto, mais segurança o autor transparecerá.
Em uma sociedade cada vez mais exigente e dependente de conhecimento científico e tecnologia, a atividade de pesquisa adquire fundamental importância, pois é por meio dela que o estudante inicia sua caminhada em direção à autonomia acadêmica – recurso imprescindível ao pesquisador.
No mercado de trabalho, as técnicas de pesquisa podem ser um diferencial do profissional no momento de apresentar uma proposta, de elaborar projetos e relatórios. O método científico é um roteiro seguro para pensar sobre todos os assuntos e não apenas para fazer pesquisa. Quem aprender a pensar como cientista e a usar o método científico possui raciocínio mais objetivo e rigoroso.
Fonte: http://posgraduando.com/blog/o-que-e-uma-monografia

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