Este tutorial explicará uma maneira simples para confeccionar um Sumário de maneira automática, onde, se precisar excluir ou acrescentar algo em seu trabalho não irá desconfigurá-lo e as páginas serão atualizadas automaticamente.
1º passo: selecione as seções que irão compor o sumário. Para tanto deve-se selecionar o primeiro termo “INTRODUÇÃO”¹ depois, com a tecla Ctrl pressionada, selecione as demais seções do sumário conforme exemplo abaixo:
_____________
¹ Conforme NBR 6027:2012 (ver 6.3), “Os elementos pré-textuais não podem constar no sumário.” (grifo nosso).
1 INTRODUÇÃO
Todas as Seções Primárias e Secundárias estão nesta lauda para melhor compreensão.
2 MANOEL ALVES DAMASCENA JÚNIOR
Texto relativo a esta Seção Primária.
2.1 MANOEL
Texto relativo a esta Seção Secundária.
2.2 ALVES
Texto relativo a esta Seção Secundária.
3 DAMASCENA JÚNIOR
Texto relativo a esta Seção Primária.
4 CONCLUSÃO
Texto relativo a esta Seção Primária.
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A – Tudo Sobre Monografia
2º passo: na aba "Referências" clique em "Adicionar Texto" e em "Nível 1", possivelmente o texto selecionado deve ter mudado a configuração das letras, então clique na aba "Página Inicial" altere a fonte, o tamanho (conforme o padrão que está utilizando no TC) e mude a cor para "Automático".
3º passo: Agora coloque o cursor no local desejado para alocar o Sumário (sendo ele o último elemento pré-textual deve vir antes daINTRODUÇÃO, centralizado e com o mesmo tipo de fonte utilizado nas seções primárias).² Clique na aba "Referências" e, em "Sumário", clique em "Sumário Automático 1".
____________
² Conforme NBR 6027:2012 (ver 6.1).
4º passo: com o Sumário inserido é necessário formatá-lo, para isso coloque o cursor após a palavra Sumário (que possivelmente estará na cor azul), pressione uma vez a tecla Enter, dê 2 cliques com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra Sumário para configura-la.
5º passo: analogamente às ações descritas no 2º passo, altere a fonte, o tamanho (conforme o padrão que está utilizando no TC), mude a cor para "Automático", clique no botão centralizar (ou pressione Ctrl+E) e pressione Shift+F3 uma vez para deixar a palavra SUMÁRIO em maiúsculo.
6º passo: selecione toda a parte textual do SUMÁRIO, clique no botão para abrir a caixa de diálogo do Parágrafo e, com a caixa aberta, clique em Tabulação.
8º passo: pressione as teclas Ctrl+5 para inserir o espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas, selecione cada seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) e altere os destaques tipográficos em conformidade com a padronização da Instituição que solicitou o TC. De acordo com a seção 5.2 da NBR 6027:2012, da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2012, p. 2) é recomendado que as seções sejam alinhadas "pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais", sendo assim realize o referido alinhamento que, para o nosso exemplo, estão alinhados seguindo as seções secundárias 1.1e 1.2.
Obs.: verifique se houve mudança nos destaques tipográficos da parte textual e pós-textual do seu TC, casa tenha ocorrido, realize as devidas correções, sempre em conformidade com a padronização da Instituição que solicitou o TC.
Pronto. O Sumário automático está criado.
Para realizar alguma alteração como tamanho da fonte e cor, espaçamento, negrito, itálico, etc., deve-se selecionar o item necessário e realizar a referida alteração.
Nota:³ o número correspondente às páginas das seções do sumário pode ser apresentado pelo número da primeira página (conforme o exemplo acima demonstrado) ou pelos números das páginas iniciais e finais, separadas por hífen, ou pelos números das páginas em que o texto foi distribuído, ex.:
iku7kiu7uuj7mj7mj7
ResponderExcluirj7j7.,ki787.777.k.............i8i.8k8ik8
8ik8ki8........;;;;;;;;;;;l;;l;;lll;;llllllii0çp0ç0pç0´p-
´-´p´0lp0ç-ç~p0p~-p´~´p-00p00